Saúde, beleza e bem estar ao seu alcance!

A beleza feminina, assim como outras belezas naturais, ocupa um lugar no cosmo. Como uma das maiores manifestações do belo, é as vezes pouco compreendida.
Frequentar as clínicas de estética é tarefa para mulheres inteligentes, cultas, que trabalham em casa ou tem a sua profissão, que são sobretudo fortes.
Não é fácil se sentir bem, ser bela e aproveitar mais da vida sem esforço pessoal e uma ajuda extra . Esse é um dos motivos pelo qual a cosmetologia e estética se dispõe a ajudar neste investimento - em você mesma. Promovemos sua saúde, sua beleza e bem estar, pois você merece isto e muito mais!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Drenagem linfática

Muitas vezes nos deparamos com uma idéia milagrosa sobre a drenagem linfática…

Será que a drenagem realmente contribui para nossa saúde, fazendo-nos emagrecer e tirando-nos todas aquelas celulites, tão abominadas por nós mulheres?

Muitas dúvidas surgem até mesmo, sobre o modo que se é realizado a manobra, se pode ocorrer dor, ou a pele ficar com manchas roxas, etc.

É fato que a dor não deve estar presente durante a manobra. Se a pessoa está sentindo dor, é porque a drenagem esta sendo realizada com muita pressão, o que não é o intuito. Uma vez que o sistema linfático é sensível e superficial, para conseguirmos drenar o líquido do interstício, ou seja, do meio extracelular, para dentro do sistema linfático, é preciso que os movimentos sejam rítmicos e leves. A massagem deve estar agradável para a pessoa que está recebendo. As manchas roxas tampouco devem aparecer. Salvo, em casos de pós-operatórios, sejam eles de lipoaspiração ou qualquer outra cirurgia plástica que requeiram a drenagem linfática, onde o tecido está sensível e edemaciado, é normal que o paciente sinta a pele dolorida na hora da manobra.


A linfa é o líquido que está contido nos vasos dentro do sistema linfático, ela tem relação com o sistema imunológico / imunitário. No sistema linfático é que são produzidas nossas células de defesa. Por isso, a massagem traz benefícios, pois este será estimulado.

Nosso sistema linfático não trabalha como o nosso sistema de circulação sangüínea, ele é mais lento, porque não existe uma “bomba” para drenar a linfa, no caso do sistema circulatório essa bomba é o coração. A linfa se locomove através da ação da gravidade, pelos movimentos de nossas vísceras e artérias, e através da respiração. Portanto, com a manobra de drenagem, promovemos a melhora na circulação linfática, aumentando esse estímulo e com isso, eliminamos toxinas e resíduos, provenientes do trabalho de metabolismo do nosso corpo, mais rapidamente.

Entendemos que a drenagem funciona da seguinte forma:

Há excesso de líquidos em todo o MEC (meio extracelular). Com a drenagem conseguimos “puxar” todo esse líquido em demasia para o sistema linfático, que são como “filtros” do nosso corpo, através da ativação dos linfonodos, que são a “porta de entrada” para o sistema linfático. Esse processo ocorre através da massagem.

Portanto, a drenagem linfática traz sim muitos benefícios à nossa saúde. No caso da redução da celulite, quando essa não está em estágio avançado, costuma-se obter bons resultados, funcionando também como método preventivo. Conseguimos diminuir o peso, por causa da redução de líquidos, mas a gordura localizada deve ser associada a outros métodos, como, por exemplo, o ultra-som, lembrando sempre que a alimentação balanceada e os exercícios físicos ainda são os maiores vilões da gordura localizada.

A drenagem linfática é indicada:

  • Nos prés e pós-operatórios de cirurgias plásticas;
  • Para pessoas com má circulação;
  • Em edemas (inchaços);

Contra-indicações:

  • Pessoas com diagnóstico de tumores;
  • Abscessos ou qualquer tipo de nódulo não identificado;
  • No caso de gestantes, não é uma contra indicação absoluta, mas temos que tomar cuidado com os linfonodos a serem estimulados. É necessário um absoluto conhecimento da anatomia humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário